quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Velvet Underground processa a Fundação Andy Warhol por violação de direitos autorais.

O Velvet Underground entrou com um processo, em um corte federal de Manhattan, contra a Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais. A acão é por causa da icônica “imagem da banana” que estampa a capa do disco de estreia da banda, The Velvet Underground & Nico (1967). A informação é do site do jornal New York Post.


Os líderes do grupo, Lou Reed e John Cale, afirmam que a fundação licenciou ilegalmente a imagem para usá-la em vários produtos, incluindo pastas para iPad. Segundo o documento emitido pelos músicos, Cale e Reed acusam a organização de tentar “enganar o público” e fazê-lo acreditar que a banda deu seu “patrocínio ou apoio” a essa mercadoria.

A banda está exigindo “danos não específicos” por violação de marca registrada e competição desleal. "Da forma como a Fundação Warhol tem uma quantidade tão grande de designs de Andy Warhol, todos eles presumivelmente trabalhos únicos que têm alto valor no mercado, parece a nós que não há uma necessidade econômica de incluir o design da banana entre aqueles que o acusado está licenciando”, diz o documento judicial.

Warhol trabalhou como manager da banda e produtor, tendo criado o logo – que inclui a frase "peel slowly and see" (descasque devagar e veja) – a partir de uma imagem de uma banana que havia caído em domínio público. Warhol recebeu pelo trabalho parte do dinheiro adiantado que a gravadora tinha dado à banda, mas nunca registrou a imagem.

O Velvet Underground nunca se opôs ao licenciamento da figura da capa do disco anteriormente. Em 2001, o grupo licenciou o uso dela para uma propaganda da vodca Absolut em que a base da banana foi alterada para que ela parecesse uma garrafa da campanha "Absolut Underground".

Nenhum comentário:

Postar um comentário