quarta-feira, 21 de março de 2012

'The Wall', do Pink Floyd, ganha versão de luxo e preciosidades

Roger Waters ainda não desembarcou no Brasil para sua turnê, mas já é possível entrar no clima de The Wall. A ópera rock do Pink Floyd, originalmente lançada em 1979, ganha nova versão lançada pela EMI na etapa final do projeto "Why Pink Floyd", que colocou nas prateleiras versões remasterizadas dos álbuns do quarteto britânico. Depois de Dark Side of the Moon e Wish You Were Here, é a vez de The Wall ser relançado nas versões Experience e Immersion. Além do álbum duplo íntegra, ambos trazem extras inéditos, a melhor parte de todo o pacote lançado pela gravadora.


A edição Experience, a mais simples, conta com o álbum duplo e um disco extra batizado de Work in Progress. Embora o CD duplo tenha recebido um tratamento especial e reforçado diversos arranjos vitais na peça em sua remasterização, é no terceiro CD que está o maior trunfo do lançamento. Work in Progress tem 26 faixas, sendo boa parte delas rápidos temas e transições sonoras características da ópera rock.
Já a versão Immersion, que é importada, oferece um pacote mais luxuoso: sete discos. Entre eles, há um DVD com imagens da turnê de 1980, o documentário Behind the Wall, um disco ao vivo e algumas versões inéditas de Comfortably Numb e Run Like Hell. Seja na versão Experience ou Immersion, o grande trunfo da série é mostrar através de verdadeiras preciosidades o processo de criação de The Wall. Fãs da banda certamente exercitarão seus ouvidos para buscar detalhes nas versões demo e as finalizadas das canções até a exaustão.
Além deste passatempo, o pacote ainda inclui trechos de transições não utilizadas no álbum e as características ilustrações do artista Gerald Scarfe, responsável por "dar cara" aos personagens de The Wall.
Entre tantas faixas, algumas versões deixadas de fora do álbum final ganham destaque.

Another Brick in the Wall, Pt. 1

Figurinha repetida entre as rádios de rock clássico, Another Brick in the Wall ficou famosa por sua parte 3, mas vem nesta versão demo com uma bonita introdução ao violão, um verso com mais swing e um refrão marcado por um um bonito arpejo que acompanha o tema em segundo plano.

The Thin Ice

Ainda com cara de demo, The Thin Ice coloca o vocal de Roger Waters mais introspectivo e menos cantado. Os arranjos da sua sequência final ainda contam com um solo de guitarra e outra roupagem.

Empty Spaces

Outro momento "tenso" da ópera rock, Empty Spaces mostra nesta versão um peso maior em relação ao disco final. Sintetizadores ganham peso e ficam em primeiro plano lembrando muito a fase do grupo em Wish You Were Here com canções como Welcome to the Machine. A voz de Roger Waters passeia pelos fones cheia de efeitos de eco.

Mother

Também cantada por Roger Waters, Mother vem mais "cheia" desde o começo em sua demo, em vez de ter o tom crescente da versão final de The Wall. Nesta prévia da canção, os vocais de David Gilmour ainda não haviam sido gravados. Com o vocal "gritado" de Waters, fica uma boa alternativa para essa bonita balada.

Another Brick in the Wall, Pt. 3

A parte 3 de Another Brick in the Wall é conduzida também por esse arpejo não aproveitado em suas versões finais, mas que dão uma cara diferenciada ao tema.

The Doctor

Nada mais do que uma prévia de Comfortably Numb, The Doctor mostra uma versão crua da canção que se tornaria um dos hinos de The Wall. A faixa mostra os versos de Roger Waters com um vocal um arrastado, mas com a mesma intensidade de Gilmour nos vocais do refrão. As frases do solo de Gilmour também são as mesmas, mas a canção mostra uma ponte no trecho final não usada no final.

Run Like Hell

Com um início mais vibrante e até "dançante", a demo de Run Like Hell mostra a esturtura básica que a canção ganharia em sua versão finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário