terça-feira, 20 de setembro de 2011

'Pearl Jam Twenty' reúne histórias e imagens de sobra da banda.

Com uma câmera VHS na mão, dois jovens registram a entrada em uma casa de shows underground de Seattle, brincam com policiais e gravam um encontro com uma "celebridade" da cena, Chris Cornell. A dupla não sabia, mas anos mais tarde eles estariam ditando as regras daquele mesmo movimento, agora sob o nome de Pearl Jam. Os personagens da cena, Jeff Ament e Stone Gossard, abrem o documentário Pearl Jam Twenty, dirigido por Cameron Crowe, que celebra os vinte anos do quinteto, também conta com Mike McCready, Matt Cameron e Eddie Vedder.


Pearl Jam Twenty foi baseado em mais de 1200 horas de filmes raros, 24 horas de entrevistas com a banda e diversas imagens do quinteto no palco. Talvez a maior dificuldade enfrentada por Crowe tenha sido condensar essa quantidade de material em 1h49, o que deixa algumas lacunas em assuntos pontuais ou insiste em alguns tópicos, fazendo a edição ficar um pouco arrastada em certos momentos.
Independente disso, o maior trunfo de Pearl Jam Twenty se dá pela quantidade de cenas inéditas, histórias e depoimentos que dão uma novas visões sobre o grupo aniversariante. O documentário explora o nascimento do Pearl Jam ao explicar minuciosamente o fim do Mother Love Bone a a morte do vocalista Andy Wood, o assédio da mídia, as farpas entre Pearl Jam e Nirvana, a briga com a gigante Ticketmaster, a tragédia do festival Roskilde, quando nove fãs morreram pisoteados e o Pearl Jam atual, resultado de toda essa história.
A diferença principal do formato adotado por Cameron Crowe e o maior trunfo de Pearl Jam Twenty está na quantidade de material resgatado principalmente no início da carreira. Fazendo um paralelo com Back & Forth, documentário sobre a história do Foo Fighters, também lançado neste ano, o filme de Crowe ganha destaque por ter seu roteiro em torno de filmagens da época e ilustrar o início dos anos 90 de forma fiel.
Pearl Jam Twenty será exibido nesta terça-feira (20/9)em 25 cidades do País. As cidades que receberão o filme são: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Barueri (SP), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Curitiba (PR), Recife (PE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), Maceió (AL).
Além do documentário, o Pearl Jam lança no dia 20 de setembro o disco duplo de mesmo nome com os grandes hits da banda, músicas inéditas e demos. Pearl Jam Twenty será lançado em DVD no dia 25 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário